TRABALHADORES DO SUS: "Entrei no Sistema Único de Saúde como eu devo trabalhar, com tanta demanda de atendimentos em grupos?"
- Thamiris Rosa Psicologia
- 26 de set. de 2024
- 1 min de leitura
Atualizado: 30 de set. de 2024

"Eu nunca tive essa experiência de atendimento em grupo na minha faculdade, nem sei por onde começar."
Se você está passando por essa fase na sua vida, seja psicóloga, terapeuta ocupacional, nutricionista, fonoaudióloga, assistente social, fisioterapeuta, psiquiatra, farmacêutico, entre outras profissões, posso lhe ajudar nessa trajetória. A ansiedade de considerar que tem pouco manejo de grupo e estratégia de fluxos de pacientes dentro do equipamento de serviço público faz com que gera insegurança e insatisfação no trabalho.
5 coisas para iniciar sua prática no SUS:
1- Compreender seu equipamento e o serviço que irá prestar ao público.
2- O público que mais terá demanda para sua especialidade: bebê, criança, adolescentes, jovens, adultos e / ou idosos.
3- O perfil do território que você está trabalhando: mais vulnerável, com acessibilidade, com mais idosos, com mais crianças, mais comercial, mais residencial, entre outros.
4- Mapear os serviços de saúde, de cultura, de educação, próximos do seu equipamento.
5 - Observar quais outros trabalhadores da equipe multidisciplinar que pode fazer parcerias com você, por exemplo: público dos pacientes que estão no processo da bariátrica, pode estar ligada diretamente com os profissionais de saúde mental, juntamente com nutricionista, e fisioterapeuta. Assim como, adolescentes que praticam cutting pode se beneficiar da parceria de uma terapeuta ocupacional junto com profissionais de saúde mental.

Minha formação desde a graduação, foi com grupalidades, e manejo de grupo, como estruturá-las, como planejar, desenvolver atividades, e até o processo de alta dos pacientes. Se essas questões são difíceis para você, pode contar comigo, em uma mentoria para trazer segurança nesse seu momento profissional.